Agenda de Cursos

Cursos Abertos

  Atenção - para maiores informações basta clicar no nome do curso.

...

.

Público alvo: O curso é destinado aos trabalhadores do Sistema Único de Saúde, preferencialmente que já atuam nas ações de vigilância em saúde com formação na área da Saúde.

Carga horária: 360 horas

Formato: Ensino semipresencial

Objetivo: promover a qualificação dos profissionais em Vigilância em Saúde, fortalecendo a capacidade de enfrentamento aos problemas relacionados às ações de vigilância em saúde e de resposta do Sistema Único de Saúde às emergências em saúde pública.

Inscrições ate dia 30/01/2020

CURSOS OFERECIDOS PELA UNA-SUS:

Público Alvo: Profissionais das Áreas da Saúde

Carga Horária: 60h 

Formato: Ensino a Distância

Objetivo: A avaliação em saúde constitui um vasto e intenso campo de práticas éticas, políticas e técnicas com forte incidência sobre os serviços. Os conceitos de qualidade, o debate sobre desempenho, os mecanismos de pagamento por performance, as demandas por transparência nos investimentos públicos, a formulação de estratégias, as demandas de controle social e muitos dos mecanismos de pactuação entre os entes federados são processos intimamente relacionados a práticas avaliativas. Este curso de introdução a avaliação em saúde é voltado a profissionais graduados nas diversas áreas de saúde que estejam em atividade clínica, de gestão e de educação permanente.

Matrícula: 01/01/2020 a 30/06/2020

Realização: 01/01/2020 a 31/07/2020

...

..

 Público Alvo: Profissionais das Áreas da Saúde

Carga Horária: 15h 

Formato: Ensino a Distância

Objetivo: A morte ainda é um tabu em muitas culturas. Apesar de a Atenção Básica ter como principal pilar a promoção da saúde, a prevenção de agravos e a reabilitação do usuário, em alguns momentos será inevitável não se deparar com situações de urgência, emergência e de falecimento, seja no domicílio, na comunidade ou até mesmo nas unidades de saúde, como nos casos de mal súbito. Dessa forma, o entendimento dos processos fisiológicos do processo de morte, bem como o conhecimento acerca das causas de morte e suas repercussões legais propiciam tanto um ambiente de maior segurança na realização de condutas por parte dos profissionais de saúde quanto um cenário de maior preservação de possíveis provas criminais, auxiliando no processo de busca por justiça. Neste curso, o estudante será capaz de: i) Esclarecer sobre a influência do biodireito e da bioética e suas implicações nas condutas profissionais diante da morte e do processo de morrer; ii) Conceituar a morte, o processo de morrer, os critérios de diagnóstico e as formas de constatação do óbito; iii) Compreender como fazer os registros da declaração de óbito e as consequentes normas de encaminhamento do cadáver; iv) Conhecer questões acerca dos direitos sobre o cadáver, o seu destino e o papel do profissional de saúde na preservação dos vestígios associados, pois são importantes provas judiciais.

Matrícula: 05/02/2019 - 30/07/2020
Realização: 05/02/2019 - 31/07/2020

...

Carga horária: 120 horas

Público alvo: Profissionais de nível superior da Atenção Básica em Saúde, gestores(as) de coordenações estaduais e municipais de saúde das mulheres e de políticas intersetoriais, e áreas afins para o atendimento integral da mulher no sistema de saúde.

Formato: Ensino a Distância  

 Objetivo: O Curso de Atenção Integral à Saúde das Mulheres é destinado aos profissionais de nível superior da Atenção Básica em Saúde, gestores(as) de coordenações estaduais e municipais de saúde das mulheres e de políticas intersetoriais, e áreas afins para o atendimento integral da mulher no sistema de saúde. Este disponibiliza 7 módulos de 30 horas, sendo dois módulos obrigatórios e dois optativos, perfazendo no máximo um total de 120 horas de estudo. Tem como objetivo geral consolidar o processo de desenvolvimento do ensino a distância na área da mulher e aprofundar a discussão e responsabilidade da Atenção Básica frente a atenção à saúde das mulheres.

 

Matrícula: 07/01/2020 - 30/11/2020
Realização: 07/01/2020 - 31/12/2020

...

Carga horária: 20 horas

Público alvo:

Profissionais da Saúde e demais interessados pelo tema

Formato: Ensino a Distância

Objetivo: A capacitação de gestores em saúde para o processo de incorporação de novas tecnologias no SUS contribui para o desenvolvimento da área da saúde no Brasil, mudança no quadro epidemiológico e a introdução de intervenções socialmente inclusivas. Para promover a atualização e aprimoramento rápido e objetivo, o curso foi construído na modalidade autoinstrucional. O conteúdo é estruturado em forma de módulo único organizado em mapa de estudo, incluindo leituras, casos e atividades avaliativas. O curso propicia a compreensão do fluxo de incorporação de uma tecnologia no SUS e dos princípios básicos que sustentam uma incorporação: revisão sistemática de efetividade e segurança, análise de custo-efetividade e impacto orçamentário.

Matrícula: 27/11/2019 - 05/02/2020
Realização: 27/11/2019 - 19/02/2020

...

Carga horária: 60 horas

Público alvo:

Médicos e estudantes de medicina e ponto de assistência em todo território nacional.

Formato: Ensino a Distância  

Objetivo:  O objetivo do curso online é qualificar médicos e estudantes de medicina para o preenchimento e a expedição dos principais documentos médicos utilizados no Sistema Único de Saúde (SUS), em conformidade com parâmetros ético-legais vigentes. Os conteúdos trazem a revisão da regulamentação ético-legal de prontuários médicos, incluindo o registro médico orientado por problemas e método SOAP, prescrição de fármacos, atestados, laudos e declarações em geral. Especial atenção foi dada ao preenchimento da Declaração de Óbito. A última unidade do módulo orienta sobre as solicitações de referência para serviços de atenção especializada e apresentando, também, particularidades da regulação médica.

Matrícula: 15/01/2020 - 07/07/2020

Realização: 15/01/2020 - 31/07/2020

...

 

Last modified: Tuesday, 28 January 2020, 3:56 PM